A palavra ESTEATOSE significa gordura e HEPATO significa fígado, Portanto ESTEATOSE HEPÁTICA quer dizer FÍGADO GORDUROSO.
A ESTEATOSE HEPÁTICA acontece quando o fígado acumula uma quantidade de gordura maior que o habitual. Quanto maior a quantidade de gordura neste órgão, maior também será o risco de desenvolvimento de várias doenças no fígado.
Não sabemos ao certo todas as possíveis causas da ESTEATOSE HEPÁTICA, mas dentre os vários fatores comumente relacionados podemos citar: OBESIDADE, DIABETES MELITUS, INGESTÃO DE BEBIDAS ALCÓOLICAS E OS DISTÚRBIOS DO COLESTEROL.
O Diagnóstico da ESTEATOSE HEPÁTICA pode ser feito através de diferentes exames, entre estes temos alguns na área do diagnóstico por imagem, como por exemplo, a ULTRASSONOGRAFIA, a TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA e a RESSONANCIA MAGNÉTICA.
Não há um tratamento específico para a ESTEATOSE HEPÁTICA, mas existem várias medidas que podem ser tomadas para combater este mal, provavelmente a mais eficaz ainda seja a adoção de hábitos de vida mais saudáveis.